
Nessa série de artigos para mulheres empreendedoras, falaremos sobre os desafios de hoje em dia para alcançar resultados e viver em equilíbrio e harmonia.
Sexta-feira pós feriado. Um belo dia para não se fazer nada. E lá estava eu atendendo uma cliente nova. Área: saúde visual. Setor: varejo. Desafio do negócio: entender para onde todas aquelas iniciativas que eles fizeram no mundo digital estavam dando. Ou seja, fazer um diagnóstico da estratégia utilizada até então para ver se está contribuindo para o resultado esperado.
Com meu tablet em mãos, pego umas folhas de papel e uma caneta – para pensar com o corpo inteiro, escrevendo, comentando, questionando, criando imagens. Quando começo a explicar um tema aparentemente novo, subitamente a cliente pede para esperar um pouco e pega seu caderno de anotações. Nessa hora, meus olhos brilharam e um sorriso me preencheu o rosto.
Vou explicar porquê.
Nesse vídeo de Carol Dweck, chamado O Poder do ‘Ainda’ (traduzido para “O Poder de Acreditar que Você Pode Melhorar”). Ela fala em dois tipos de MindSet (ou Modelo Mental, forma de pensar): o FIXO e o DE CRESCIMENTO.
No MindSet Fixo, a pessoa acredita que as coisas são como são – que quem nasce com talento é que consegue, que as habilidades são fixas. Ou tem ou não tem. O comportamento normal desse Mindset é encarar as dificuldades como um LIMITE, uma BARREIRA. E desistir de mudar. Seguir do mesmo jeito de sempre. (Os outros é que tem ‘sorte’).
No MindSet de Crescimento, a pessoa acredita que as habilidades podem ser desenvolvidas, que talento é a soma de habilidades e capacidades trabalhadas ao longo do tempo. O comportamento normal desse Mindset é encarar as dificuldades como um DESAFIO. E persistir na mudança. Até obter os resultados.
Quando encontramos pessoas com MindSet FIXO, logo percebemos a tendência para desistir. Frases como ‘Não dá certo’, ‘Mas tu acha que isso funciona?’, ‘Dá muito trabalho?’, são comuns. É como um exercício para se manter no mesmo lugar.
No entanto, pessoas com MindSet DE CRESCIMENTO (como essa minha cliente), se remexem da cadeira, brilham o olho, fazem anotações, se interessam por conteúdos e dicas. As frases são ‘Como podemos fazer isso?’, ‘Se funcionou para alguém, como funcionaria para nós?, ‘Precisamos envolver mais gente nisso!’, e por aí vai. Nesse caso, o pensar gera movimento.
Então quando essa cliente, no alto da sexta-feira, sorridente, me indaga sobre como esses conhecimentos vão servir para seu negócio, eu sinto que MEU TEMPO está realmente valendo. Eu sinto que todos aqueles anos de dedicação para leituras, cursos e experiências de aprendizagem valeram a pena. Eu sinto que esse é o perfil de cliente que realmente devo focar.

Agora convido você, empreendedora empresária, profissional liberal, líder do seu departamento, que está aí conduzindo projetos ideias e pessoas, a pensar:
MEU TEMPO ESTÁ REALMENTE VALENDO A PENA?
Quem estou atraindo para comprar meu(s) produto(s) ou ideia(s)?
No que estou dedicando minha ENERGIA VITAL?
Em quais projetos estou dedicando esses MINUTOS PRECIOSOS DE VIDA?

Fique à vontade para expressar-se nos comentários. Assim continuamos a conversa.
Grande abraço!
Lucas Selbach
Lucas Selbach é um inquieto por natureza. Business Coach, Trainer e Palestrante, provoca pessoas de várias áreas de negócio pelo Brasil, levando informações úteis e relevantes.
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