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A Razão de Existir do Seu Negócio (e do seu trabalho)

Quando você acorda de manhã e vai para seu negócio – ou para seu trabalho – ali existe uma força, atuando de duas formas. Leia nesse artigo qual das formas você tem escolhido.

(este artigo também foi publicado no Linkedin Pulse)

(English Version? Please click here and check in Linkedin Pulse )

7h. 8h15. 5h30. 14h. Não importa a hora que você acorda. Existe uma força que lhe tira da cama e lhe leva até o seu trabalho. Essa força incrível se renova a cada dia, agindo sistematicamente para que você vá até onde precisa ir.

Isso vale para o diretor presidente da maior organização do mundo e também para o catador de lixo.

90% dos catadores de lixo atuam nas ruas do Brasil, só 10% em cooperativas de reciclagem. Fonte: http://www.semanaon.com.br/conteudo/2535/no-mercado-da-reciclagem-o-residuo-se-renova-o-catador-se-desgasta

A questão que enfrentamos hoje não é se precisamos nos ‘motivar mais’ a fazer o que sempre fizemos, e sim se realmente estamos com o foco ajustado no ponto certo – se estamos fazendo novas escolhas, mais assertivas.

Por isso as vezes nos incomodamos com aquelas mensagens ‘motivadoras’ que muitos tentam transmitir hoje. ‘Força e Foco!’, ‘Garra é tudo’, ‘Siga firme que vai conseguir’.

BS (ou bullsh*it), como dizem os americanos. Balela.

Manter uma pessoa fazendo o que sempre fez é uma forma de conseguir mão de obra barata. E isso pode estar acontecendo com muitos empreendedores que estão aprisionados nos seus negócios, presos em longos contratos.

Nós precisamos fazer MELHOR.

Isso quer dizer, às vezes, fazer menos.

Para o pequeno empreendedor, isso pode parecer um ultraje. Uma ofensa. Mas para quem já está há bastante tempo na labuta, vai saber do que estou falando. Especialmente se OS RESULTADOS CONTINUAM OS MESMOS.

Lembrando a máxima da PNL (Programação Neurolinguística) faça o que sempre fez e seguirá obtendo os mesmos resultados. Quer resultados diferentes? Mude alguma coisa, qualquer coisa. Teste os resultados. Continue mudando até ver quais dessas variações vão lhe aproximar dos seus objetivos.

JÁ QUE FALAMOS DE OBJETIVOS, vale lembrar a função de um negócio:

“Empresas existem para que, juntos, possamos conseguir feitos que jamais faríamos sozinhos.” (não sei o autor – se souber compartilhe nos comentários)

Ao meu ver, é o seguinte:

“Negócios existem para suprir uma demanda – necessidades e desejos, aparentes ou não, de um grupo de pessoas. Suprir por quem sabe realmente como fazer isso de forma competente, objetiva, justa e eficaz. Fazer isso contribuindo com toda rede – equipe e suas famílias, comunidade, governo, de forma lucrativa e sustentável. Ao completar o ciclo, o empreendedor satisfaz seu desejo de contribuição, de ser alguém a frente, de possuir um papel único de desenvolver os mercados e até, de ajudar a humanidade. E realiza seus sonhos com os frutos.”

Não é pouca coisa.

Para dar um exemplo de como um empreendedor pode realizar esse processo, assista o vídeo de Krista Donaldson, que desenvolveu uma prótese de joelho para amputados com baixa condição econômica na Índia.

Depois de muito trabalho de engenharia e investimento em testes, a 3ª versão da prótese chega ao mercado por U$ 80, melhor e mais eficiente que a de U$ 105, disponível anteriormente – muito limitada.

As três coisas que me chamaram atenção – World Class (classe mundial, qualidade superior), User Obsessed (obsessão com a experiência do usuário) e Market-driven (dirigida, pensada para o mercado), demonstram que precisamos combinar as COMPETÊNCIAS – o que sabemos fazer-, com as DEMANDAS – as reais necessidades do público alvo. Para então decidir que não nos damos conta de tudo que pensamos ser importante – como o barulho da prótese no exemplo acima.

 

MAS E A RAZÃO DE EXISTIR???

Pois bem. É hora de voltarmos lá atrás no tempo e lembrar de quando você começou.

Quais foram os PRINCIPAIS motivos na época?

Foi por NECESSIDADE? Precisava pagar as contas? Correr atrás da máquina? Sustentar sua família? Criar seus filhos?

Ou foi por OPORTUNIDADE? Um espaço no mercado? Uma demanda mal suprida? Um nicho mal atendido?

Certamente muitos de nós não tem isso bem dividido e definido – afinal estamos observando oportunidades e continuamente atendendo nossas necessidades. Mas a questão aqui é identificar os MOTIVOS.

Porque esses motivos podem ainda estar valendo para você.

A questão que quero deixar aqui é se você está simplesmente continuando o modelo cumpridor de tarefas, rotineiro, regrado, feito-pelo-dono, tecnicista ou se está reservando o tempo necessário para ver seu negócio com outro olhar – o olhar do empreendedor, o olhar da oportunidade.

Pense nas perguntas:

– Você ainda atende a maioria dos seus clientes?

– Você não confia plenamente nos membros de sua equipe para deixar tarefas complexas nas mãos deles?

– Os processos / procedimentos do seu negócio estão todos na sua cabeça?

– As últimas experiências que você teve com funcionários ou sócios só lhe trouxeram dores de cabeça e problemas?

– Você precisa ir ao seu negócio todos os dias para que ele funcione bem?

 

Sei que são perguntas difíceis. Sei que você está pensando nelas agora.

E sei que a resposta não é simples.

Apenas quero lembrar você que batalha, luta diariamente com todos os desafios, que você não está sozinha, você não está sozinho. Lembrar que existe alguém que conhece seu dia a dia e pode lhe ajudar a fazer as mudanças de que precisa.

E as mudanças podem gerar grandes efeitos. Como nesse vídeo de Simon Sinek – Porque bons líderes fazem você se sentir seguro (vá em configurações e escolha TRADUZIR AUTOMATICAMENTE para ter legendas em português).

 

No próximo artigo vou trazer historias para inspirar você na sua busca como empreendedor / empreendedora.

E aí? Quer mudar? Quer mais?  Deixe seu comentário, vamos falar sobre isso!

Grande abraço!

Lucas Selbach

 

Lucas Selbach é um inquieto por natureza. Business Coach, Trainer e Palestrante, provoca pessoas de várias áreas de negócio pelo Brasil, levando informações úteis e relevantes.

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