fbpx

A Ilha onde tudo dá certo

Precisamos de espaços para desempenhar nosso melhor. Nisso encontramos pessoas que nem sempre estão alinhadas. Venha conhecer um lugar muito especial que existe aí, bem pertinho.

Um cliente fez um pedido recentemente. Ele queria resolver todos os seus problemas na empresa de uma vez só. Precisava de uma série de coisas, das quais eu me fixei – e confirmei com ele – que era hora de escolher as mais importantes.

Então ele selecionou 3 coisas:

Foco – precisava se manter focado nos objetivos

Persistência – outra coisa essencial para realizar

Paciência – para esperar com tranquilidade o que fosse necessário esperar

Então disse para ele: existe um lugar onde todas essas coisas existem ao mesmo tempo.

– É mesmo?- Perguntou curioso. – Sim, é verdade,- respondi. e olhei no fundo dos seus olhos enquanto contei como era esse lugar.

É uma ilha incrível, fantástica onde existe tudo isso. Uma ilha repleta de paciência e persistência. Nessa ilha não mora ninguém – é uma ilha deserta. Você pode ir lá para essa Ilha toda a vez que quiser porque nessa Ilha não tem nada que possa tirar sua atenção. Lá na Ilha você poder ter foco total nas coisas que quer e precisa fazer.

Você pode voltar da ilha e ir novamente sempre que quiser. No fundo você sente que já conhece esse lugar.

Se você disser: vou construir agora uma cabana!,- age em seguida planejando uma bela cabana. Senta com tranquilidade por um tempo e identifica todos os materiais que vai precisar.

Mas como vai ser minha cabana? Vai ser exatamente do tamanho das minhas necessidades e também do meu desejo. Eu posso escolher mais conforto e espaço. Pode ser uma cabana maior, pode ser uma cabana menor, com bambu, com folhas, palha macia.  Pode até ter móveis firmes e confortáveis. E que vai ser feita no tempo que tiver, no tempo que puder, no tempo que quiser.

Se por acaso você se cansar, pode dar uma parada, – sem parecer de forma alguma que estivesse desistindo,- para continuar logo em seguida fazendo aquilo que era necessário e importante.

Mas como seguir construindo a cabana? Apenas lembre o quanto a Cabana é importante pra você, é necessária, imprescindível, seja para sua sobrevivência, seja para viver melhor. Porque talvez antes você poderia estar dormindo na praia ou em um tronco de árvore ou em uma caverna fria. Mas agora sabe que pode ter uma cabana segura, que lhe dá bem-estar e conforto.

E sabe também que para construir a Cabana haverá um esforço, uma dedicação. E nessa ilha tranquila você vai ter toda paciência do mundo, porque pode sair daí quando quiser e voltar pelo tempo que for necessário.

Pode acontecer que você não encontre toda palha que precisa ou o bambu necessário. Mas vai lembrar do quanto realmente quer, do que é realmente importante pra você e vai encontrar outras formas criativas para fazer sua cabana com outros materiais. Podem ser galhos, folhas ou raízes, podem estar distantes e serem bem pesados. Mas você sabe que eles estão lá para lhe ajudar no que você quer e vai fazer o que for preciso.

Depois de muita dedicação, esforço e com muita calma, você consegue construir sua cabana. Ela está ali, protegendo e dando conforto pra você. Então, você senta, descansa e pega no sono. E sonha um sonho muito bom. Sonha que está na própria cabana, uma brisa suave e agradável acaricia seu rosto.

Então você lembra que é muito bom estar ali e ter feito o que você fez. Ter se dedicado ao que é mais importante, ter essa criatividade para buscar alternativas e se sentir forte para ir ainda mais longe para que tudo aquilo acontecesse.

De repente você lembra de alguém. Alguém que é muito importante para você. Talvez apareça só uma pessoa, talvez surjam mais junto com ela. E você recebe nessa cabana, se sentindo feliz e mostrando tudo o que fez. Quem está ali te olha nos olhos e se emociona com o quanto você pode conseguir tudo o que conseguiu. Um abraço vem naturalmente e seu coração se enche de paz e silêncio.

Você fica ali durante um tempo sentindo tudo isso. E sente essa satisfação em você, com tudo o que conseguiu.

Devagar, vai acordando do seu sonho e percebendo onde você está.

Você desperta aí no seu lugar e percebe que está de volta, sentindo essa segurança, que tudo está bem.

Ao levantar, encontra um bilhete no seu bolso, escrito por você.

Ao descobrir o que realmente quero, o foco acontece.

Ao acreditar que posso e mereço, vou até o final.

Ao ir até o final, espero em paz o que for necessário.

Tudo tem seu tempo. Está tudo bem.

Cada vez que a gente conecta e abre o espaço e abre a nossa mente, começamos a ter mais opções e sabermos que podemos fazer melhores escolhas para nós mesmos.

O próximo desafio é combinar o que queremos em nossos grupos – equipes, times, empresas, equipes, famílias. Que história contaremos para trazer os corações para perto e andarmos no mesmo ritmo indo para o mesmo lugar.

Gostou? Curta, comente, compartilhe!

Veja mais em https://www.lucasselbach.com.br

Lucas Selbach é um incansável caminhante, contador de histórias em locais que normalmente empreendemos e fazemos negócios, mas em última instância, encontramos outros seres humanos parecidos.

Deixe uma resposta

Fechar Menu